A Casa dos Marcos é o maior projeto da Raríssimas.
Imaginada por um menino raro, localiza-se na Moita.

Com um modelo assistencial único, a Casa dos Marcos constitui uma resposta inovadora às manifestações de necessidades comunicadas por doentes portadores de patologia rara, respetivas famílias, cuidadores e amigos, através da disponibilização de um conjunto de serviços especializados, que incluem: Unidade de Lar Residencial, Unidade de Residência Autónoma, Centro de Atividades Ocupacionais, Sala Snoezelen e Centro de Desenvolvimento e Reabilitação. No sentido de estender essa assistência à sociedade em geral, também possui uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados.

LAR RESIDENCIAL

Disponibilizar alojamento e apoio residencial a portadores de doença rara são os objetivos desta valência da Casa dos Marcos. O Lar Residencial é um equipamento social que permite prestar cuidados individualizados, personalizados e especializados, a portadores de uma qualquer patologia rara diagnosticada, com idade igual ou superior a 16 anos, que não possuam, temporária ou definitivamente, retaguarda familiar e/ou condições sociofamiliares que permitam ter um satisfatório desenvolvimento biopsicossocial e/ou cujas famílias necessitem deste apoio em determinadas situações de necessidade de descanso dos respetivos utentes, desde que devidamente fundamentados.

 

RESIDÊNCIA AUTÓNOMA

Capacitar é o objetivo desta valência que pretende potenciar a integração socioprofissional dos utentes. A Residência Autónoma (RAU) destina-se a portadores de patologia rara diagnosticada, maiores de 16 anos. Com capacidade para 5 utentes, tem como principais objetivos o acolhimento residencial e a promoção de condições de vida e de ocupação que, adequadas às necessidades específicas de cada utente, contribuam para o seu bem-estar e qualidade de vida.

 

CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS (CAO)

Esta valência permite estimular as potencialidades dos utentes, através de atividades promotoras da sua inclusão social e desenvolvimento pessoal. O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) destina-se a portadores de doença rara diagnosticada, maiores de 16 anos, com dificuldade intelectual e de desenvolvimento associada e graves limitações ao nível da atividade e participação, não atingindo níveis de funcionamento favoráveis ao exercício de uma atividade laboral.

 

SALA DE SNOEZELEN

Conforto, através do uso de estimulação sensorial, são algumas das técnicas utilizadas nesta sala. Com características únicas no nosso país, esta sala permite a reabilitação, relaxamento e desenvolvimento de autonomia, através de técnicas de estimulação multissensorial.

 

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E REABILITAÇÃO (CDR)

Com uma equipa interdisciplinar de reabilitação, este centro presta apoio aos utentes, tendo como objetivo a maximização das suas funcionalidades e independência. Fazemos tratamentos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Musicoterapia.

 

UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS (UCCI)

Unidade de resposta que promove a continuidade de cuidados, de forma integrada, a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia. A Unidade de Cuidados Integrados (UCCI) da Casa dos Marcos possui 30 camas, distribuídas em quartos duplos e individuais com casa de banho adaptada, internet wireless, e em alguns dos quartos, acesso ao jardim. Esta Unidade encontra-se integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

DELEGAÇÃO 

NORTE

DELEGAÇÃO

DE LISBOA

DELEGAÇÃO

DOS AÇORES

Quem Somos      Como apoiar      Publicações       Notícias      Linha Rara      Contactos

Termos de utilização Política de privacidade Declaração de Exoneração 2017 © Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras Última atualização: Abril 2017

APOIOS