Newsletter

Conheça as novidades da Raríssimas em primeira mão!
Fique a conhecer as nossas novidades raras e saiba como poderá contribuir para o sucesso dos nossos projetos.

Ação
Recomenda a um amigo

Ajude-nos a chamar a atenção para esta causa!

Perguntas Frequentes

Como posso marcar uma consulta no Centro rarÍSSIMO?

Contacte-nos através do telefone 229608463 ou do email centrorarissimomaia@rarissimas.pt e marque a sua consulta.

Têm acordos?

O Centro RarÍSSIMO não dispõe de acordos com a Segurança Social. São emitidos os recibos de todos os serviços prestados.

O que é o método intensivo?

Sendo um processo terapêutico estruturado e altamente individualizado, este método permite recuperar funções perdidas, recorrendo a um conjunto de exercícios, praticados de forma intensiva e sistemática, concebidos especificamente para o desenvolvimento individual das capacidades ou habilidades comprometidas, de forma a alcançar o máximo de recuperação funcional possível.

A prioridade é oferecer ao doente um tratamento de qualidade, tendo como objetivo principal a reabilitação dos níveis máximos de funcionalidade, independência e qualidade de vida, no menor tempo possível.

Passam declarações/credenciais para referenciação em consultas ou para obtenção de juntas médicas?

Sempre que solicitadas pelos nossos utentes, são emitidas declarações relacionadas com as valências frequentadas/horários para os mais diversos fins, bem como declarações de presença/justificações. O Centro RarÍSSIMO disponibiliza consultas de Fisiatria e de Psicologia Clínica, pelo que apenas poderão ser emitidas credenciais neste âmbito.

Esta unidade de saúde faz ainda referenciação dos seus utentes para consultas de especialidade.

Têm transporte?

No âmbito do projecto Transporte Raríssimo, o Centro RarÍSSIMO da Maia adquiriu recentemente uma viatura adaptada para o transporte dos seus utentes entre o Centro RarÍSSIMO e as entidades com as quais possui parcerias.

Há transporte público para deficientes até ao local?

Existem transportes públicos nas proximidades com acessibilidade para portadores de deficiência.

Há horários fora do período laboral?

O Centro RarÍSSIMO funciona de segunda a sexta das 8:00 às 19:00 e sábados das 09:00 às 13:00.

Têm acordo para intervenção precoce?

Não temos acordos convencionados com o Sistema Nacional de Saúde no âmbito da intervenção precoce. Contudo, os serviços que o Centro RarÍSSIMO disponibiliza adequam-se a todas as faixas etárias.

Há consulta de Neurologia?

O Centro RarÍSSIMO da Maia não disponibiliza consultas da especialidade de neurologia, contudo pode fazer referenciação dos seus utentes para unidades hospitalares/centros clínicos.

Há consulta de Genética?

O Centro RarÍSSIMO da Maia não disponibiliza consultas da especialidade de genética, contudo ao abrigo de um protocolo de colaboração com o Hospital de São João reencaminha os seus utentes para a Unidade de Neurogenética desta unidade hospitalar.

Podemos ir lá mostrar os exames?

Toda a documentação clínica, isto é, relatórios médicos e exames é avaliada pela Diretora Clínica do Centro no processo de avaliação do utente.

Poderei conhecer outros doentes com a mesma patologia no Centro RarÍSSIMO?

Caso esteja a ser acompanhado no Centro RarÍSSIMO algum utente com a patologia em questão, é possível estabelecer o contacto desde que previamente autorizado pela família. Caso contrário poder-se-á recorrer à Linha Rara no sentido de obter informações/contactos de portadores e suas famílias.

Como posso contribuir para as atividades do Centro rarÍSSIMO?

Existem várias formas de contribuir para esta causa rarÍSSIMA.

Veja na secção Apoios do nosso website como nos pode ajudar ou contacte-nos.

 

 

Utilizadores online: 35

Total de visitas: 516990

2017 © Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras