Newsletter

Conheça as novidades da Raríssimas em primeira mão!
Fique a conhecer as nossas novidades raras e saiba como poderá contribuir para o sucesso dos nossos projetos.

Ação
Recomenda a um amigo

Ajude-nos a chamar a atenção para esta causa!

A concretização do sonho de uma criança rara

Inauguração da Casa dos Marcos

 

Volvidos três anos após o lançamento da primeira pedra, eis que chegou o momento da concretização de um sonho! A fantasia de uma criança rara que se tornou no símbolo da Raríssimas e de todos aqueles que connosco partilharam estes anos de luta…. Um destino trilhado à custa de muita perseverança e lágrimas, mas também de sorrisos… raros; Sorrisos que demonstram que a solidariedade é mais do que uma mera palavra!

Inauguração da Casa dos Marcos pela Primeira Dama Dra. Maria Cavaco Silva

 

A cidade da Moita reuniu todos os mecenas, amigos e órgãos institucionais que, ao longo deste percurso, estiveram ao lado da Raríssimas, na persecução do seu sonho.

 

A cerimonia oficial teve início às 10.15, precedida por um petit-déjeuner, gentilmente oferecido pela Escola Técnica Profissional da Moita.

Após a exibição de um pequeno vídeo institucional com testemunhos, raros, de doentes e técnicos, seguiram-se as intervenções de Paula Brito e Costa, Presidente da Raríssimas, Ana Clara Birrento, Diretora do Centro Regional de Segurança Social de Setúbal, Luís Cunha Ribeiro, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, João Grancho, Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e de Rui Manuel Marques Garcia, Presidente da Câmara Municipal da Moita.

Os mecenas não foram esquecidos e, chamados ao palco, foram agraciados com uma pequena medalha que lhes recordará a sua solidariedade.

 

A Jerónimo Martins aproveitou a ocasião para firmar formalmente um protocolo de colaboração com a recém inaugurada estrutura e, um  pouco depois, o grupo Soja Portugal anunciou publicamente o seu apoio à futura Quinta dos Marcos, uma estrutura criada a partir da agora inaugurada Casa dos Marcos e que irá ser localizada na Maia, em terreno já cedido pela autarquia, servindo especificamente a região Norte do País.

Também o Instituto de Segurança Social aproveitou a ocasião para, formalmente, assinar o acordo de cooperação para a valência de Lar Residencial, aguardando-se para breve as valências de CAO e Residência Autónoma.

 

Ao Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Moita e ao Comandante dos Bombeiros Voluntários da Moita foi simbolicamente oferecida uma imagem da figura impulsionadora de todo este projeto, o Marco, num agradecimento pela cedência do salão nobre e pelos anos de colaboração intensa com a instituição.

 

A manhã já ia a meio quando foram, finamente, apresentados os membros da Administração da Casa dos Marcos e entregue, a chave desta obra, única no mundo, a António Vaz Carneiro, Presidente do Conselho Geral desta grande casa.

 

A cerimonia oficial foi encerrada com o esperado discurso da madrinha da Raríssimas, Dra. Maria Cavaco Silva, a quem foi posteriormente entregue uma lembrança em nome do principal mentor do projeto - o Marco - que arrancou lágrimas e ovações a toda a audiência.

 

Os convidados foram então instados a deslocarem-se até à Casa dos Marcos, onde se procedeu ao corte da fita e descerramento da placa. Já no interior, o momento foi de música! Iola Diniz interpretou "Lágrima" acompanhada à guitarra e à viola, emocionando o público presente. A comoção foi geral quando César Costa lembrou a relação com  o irmão e descerrou o busto que o homenageia, um memorial da Ordem dos Médicos. Paula Brito e Costa desafiou então os mecenas presentes a depositar as respectivas gravatas e lenços junto aos logótipos das instituições que representavam.

 

A culminar este evento, D. Gilberto Canavarro dos Reis, Bispo de Setúbal, abençoou esta obra e todos os doentes raros que dela necessitam  deixando uma mensagem de esperança e bondade que enriqueceu o coração de todos os presentes.

 

A festa terminou com a visita às instalações da Casa dos Marcos.

 

A todos os que estiveram desde sempre ao lado da Raríssimas e que contribuíram para a realização deste sonho de criança  o nosso

obrigadÍSSIMO!

 

Veja mais fotos do evento aqui. Poderá também visualizar as fotos publicadas no website da Presidência da República Portuguesa.

 

 

Utilizadores online: 16

Total de visitas: 453702

2017 © Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras